Mais uma vez a sustentabilidade mostra que é um bom negócio.
O plástico despejado nos oceanos leva mais de 100 anos para se decompor. Além disso, materiais como redes de pesca descartadas colocam em risco a vida de muitos animais marinhos. Um problema grave e alarmante, mas que acaba de ganhar um rival de peso.
A Volcom, fabricante de roupas e equipamentos de surf, decidiu tomar a frente e abraçar a bandeira pela preservação dos oceanos. E fez isso usando a moda. A marca americana criou uma linha de roupas de banho confeccionadas com plástico retirado dos oceanos.
O segredo por trás da inovação é o Econyl, um fio de nylon criado pela empresa italiana Aquafil a partir de resíduos plásticos como redes, tapetes, etc. A linha de roupas concebida pela Volcom usa o Econyl, em uma concentração de 22%, em conjunto com outras matérias-primas.
Além de reduzir o plástico nos oceanos, a linha tem um outro objetivo: conscientizar a indústria da moda sobre a importância de buscar alternativas mais sustentáveis e responsáveis.
Se a Volcom vai ter sucesso no objetivo de tornar nossos oceanos mais bonitos só o tempo dirá. Mas não existe dúvida eles já deixaram nossas praias com um charme a mais.
Artigo originalmente publicado em Hypeness